top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Photoverde

Inédita Ultramaratona por Toda Costa Oceânica do Uruguai (240km)

Atualizado: 22 de jun. de 2019


"De Ilhabela eu e a Fernanda embarcamos para tentar outro desafio pioneiro e incerto, só havia um problema técnico. Se uma maratona (42,19 km) já não é para qualquer mortal e uma ultramaratona de 100 quilômetros é absurdamente desgastante, imagina realizar uma corrida física e mentalmente mais exigente em formato ainda mais extremista... sem termos tido tempo para treinar! Contarei as razões em um outro artigo, agora me resumo a dizer que mantivemos o foco inicial e decidimos encarar uma exaustiva ultramaratona de cerca de 240 quilômetros - 90% por areia fofa - percorrendo toda a costa oceânica do Uruguai, desde o Brasil até a fronteira com a Argentina. Apesar de já ter realizado desafios duros e mais longos como 'camarógrafo-atleta', para tornar esta etapa realmente 'hard' cortamos uma série de auxílios que são comuns mesmo em algumas das competições mais difíceis do mundo - boicotando rotas demarcadas, postos de água e comida, médicos de prova, alojamentos (com banheiros, barracas, etc.), prêmios em dinheiro ou atletas para nos motivar.

Assim, largamos com mais de quinze quilos nas costas e sofremos com calor escaldante em praias formadas por intermináveis dunas, frio noturno pela falta de roupas e equipos, sede desesperadora (rios secos, goles de poças salobras ou enlameadas, etc.) e dores tão fortes que nos separaram. Combinamos que 'mesmo diante do pior incidente um de nós teria a responsabilidade de continuar', o que ocorreu após uma antiga lesão ressurgir e neutralizar a Fernanda. Apesar das minhas dores crônicas e dificuldades - torção de tornozelo, unhas esmagadas e caindo, medo de ser preso (história longa), o meu judiado joelho travando (após 35 anos de Skate e 25 de cargueiras pesadas) - após um esforço indescritível e com a ajuda de anti-inflamatórios, massagens, gelo e foco enfim alcancei o icônico encontro das águas do Atlântico e do Rio de La Plata." - trecho de um artigo que fala sobre a 5ª expedição do projeto #6HardXpeditions.

Gratidão: LG, Duracell, GORE-TEX e Brasil Kirin (Patrocínio); Volvo Car Brasil (Veículo Oficial); SOLO, Pé na Trilha Artigos Esportivos, Meu Dome e Salomon (Apoio).


Colabore com o projeto 6 Hard Xpeditions, compartilhe esta história!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page